Postado em 12 de Fevereiro de 2019 às 15h47

Lançado Lixo Zero Chapecó

Decreto estabelece que a Prefeitura de Chapecó e suas secretarias municipais se tornarão efetivamente Lixo Zero, até 2020.

A Prefeitura de Chapecó apresentou na manhã desta terça-feira (12) à todas as entidades empresariais, de classe, educacionais, sindicais, culturais ou que representam qualquer tipo de movimento econômico no município o lançamento do Movimento Lixo Zero, no Centro de Eventos Plinio Arlindo De Nes.

Durante o ato, o prefeito Luciano Buligon ressaltou que cada cidadão deve fazer a sua parte para trazer melhorias para Chapecó. “Nós produzimos, pelo menos, meio quilo de lixo por dia. Se todos nós entendermos que, além do orgânico, também produzimos resíduo reciclável e podemos dar uma destinação correta ao nosso lixo, nós teríamos uma economia, no final do ano, de R$ 5 milhões. Entretanto, o mais importante não é isso, mas sim que evitaríamos situações como alagamentos na cidade – causados por entupimentos de bocas de lobo por resíduos descartados incorretamente – e tantos outras situações que, infelizmente, são corriqueiras”, refletiu.

No decorrer da coletiva, o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, alertou para o impacto que o movimento pode ter no município. “É uma meta ética, econômica, eficiente e visionária, que envolve governo, indústria e consumidor. Chapecó já está no caminho certo, com 14 associações de catadores de materiais recicláveis e 179 pessoas envolvidas na coleta de resíduos sólidos urbanos. Cabe a cada um se perguntar sobre os resultados das suas ações sobre essa cadeia”, questiona.

Ao final do evento, Buligon assinou um Decreto, estabelecendo que, até 2020, a Prefeitura e suas secretarias municipais se tornarão efetivamente Lixo Zero e que, até 2030, a cidade de Chapecó como um todo, de forma geral e irrestrita, se tornará efetivamente uma cidade Lixo Zero.

Holiday & Business Hotel - Rodrigo Sabatini e o presidente da MSD Hotelaria, Doacyr Balbinot
Rodrigo Sabatini e o presidente da MSD Hotelaria, Doacyr Balbinot

Veja também

Chapecó sedia primeira Feira do Vinho neste fim de semana09/08/19 Adega do Europe Café traz rótulos conceituados de 15 países Palco de grandes acontecimentos, o Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes será sede da 1ª Feira do Vinho de Chapecó neste sábado, das 14h às 22h. A Feira, destinada às entidades e representantes do setor, terá palestras, degustação e mesa de negócios para......
Palestrantes da Expen hospedam-se no Holiday & Business Hotel16/03/18Feira de Soluções Empresariais trouxe como tema a transformação digital para os negócios. Encerra hoje (16) a Feira de Soluções Empresariais (Expen). O evento promovido pela Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), que iniciou no dia 14, aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio......
Cinco dicas para escolher um bom hotel17/06/19 Quando viajamos não podemos pensar apenas nas cidades onde vamos, mas também, aonde vamos ficar hospedados. A precaução é para evitar surpresas desagradáveis que possam comprometer nossos compromissos, por isso,......

Voltar para BLOG (pt)