Banner02

Postado em 22 de Setembro de 2017 às 16h49

Seminário da Undime reúne educadores em Chapecó

Evento voltado a Educação supera expectativa de público.

Com o tema “Educação Municipal com Qualidade para Todos”, o I Seminário de Educação da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime-SC), trouxe a Chapecó a proposta de reunir dirigentes municipais de educação, técnicos, professores e palestrantes conceituados, em busca de contribuições para mudar a realidade da educação pública municipal no Estado.

O público estimado era de 250 participantes, mas superou as expectativas com mais de 300 inscrições. Para a dirigente municipal de educação de Garopaba, Maria Nadir de Souza, esse número reforça o comprometimento dos municípios com a educação. “Pra nós é muito importante participar de eventos como este, onde nos permite adquirir novos conhecimentos, ter contato com experiências de outros municípios, pois precisamos estar sempre nos atualizando para desenvolver o melhor pela educação”.

Entre os temas discutidos estão os desafios na Educação Infantil; orçamento como estratégia da política pedagógica; Educação Especial na perspectiva inclusiva; além do atendimento institucional realizado pela equipe do FNDE e relatos de experiências de sucesso das redes municipais de educação de Chapecó, Blumenau e Pomerode.

Holiday & Business Hotel - O Holiday & Business Hotel acomodou muitos dos participantes do evento.
O Holiday & Business Hotel acomodou muitos dos participantes do evento.
Holiday & Business Hotel - Ao lado do Centro de Cultura e Eventos, o Hotel foi a opção perfeita para os educadores.
Ao lado do Centro de Cultura e Eventos, o Hotel foi a opção perfeita para os educadores.

Experiências em Chapecó

Uma das propostas apresentadas é pensando na educação em tempo integral, explorando, principalmente, duas competências: a criatividade e o pensamento crítico. “Nós estamos utilizando um instrumento de avaliação chamado rubrica, que vem trazer a questão da avaliação formativa, no qual o aluno participa de sua avaliação, se auto avalia, tem oportunidade de dialogar, de se perceber, e, também, do professor se colocar como mediador”, explica a diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Chapecó, Sueli Suttili.

Segundo ela, o projeto provoca a reflexão e permite se colocar no lugar do outro. A figura do professor como o profissional que, simplesmente, ensina e a do aluno que está ali para aprender o que é passado está entre as questões dialogadas, dando espaço e liberdade para se trabalhar em sala de aula.

Para o Presidente da Undime-SC, Roque Mattei, é muito importante que essa troca de experiências aconteça. “Acreditamos que o conhecimento de forma isolada não é suficiente para atendermos as necessidades do século XXI. Não se pode pensar em evolução só com teoria. A teoria é importante mas, nesse caso, apresentar a prática faz toda a diferença, pois visualizando resultados de alguns municípios eles passam a trabalhar com realidade. É uma maneira de estimulá-los”, afirma.

 

*Fonte: Undime

Veja também

Palestrantes da Expen hospedam-se no Holiday & Business Hotel16/03Feira de Soluções Empresariais trouxe como tema a transformação digital para os negócios. Encerra hoje (16) a Feira de Soluções Empresariais (Expen). O evento promovido pela Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), que iniciou no dia 14, aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, ao lado do Holiday & Business Hotel – que, como apoiador da Expen, hospedou todos os palestrantes da Feira. Reconhecido pelo mercado......
Nucleovet realiza Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite07/11/17Evento, realizado em Chapecó, está em sua 7 ª edição e visa o desenvolvimento do setor leiteiro O Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), se prepara para o VII Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL). O evento será realizado nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no Centro de Cultura e......
Novembro Azul é destaque no Holiday & Business Hotel07/11/17Hotel ilumina-se de azul em prol do movimento Novembro foi escolhido para representar e prevenir os cuidados com a saúde do homem. O Novembro Azul, movimento que surgiu na Austrália no ano de 2003, é o mês da conscientização sobre o câncer de......

Voltar para NOTÍCIAS (pt)