Postado em 22 de Setembro de 2017 às 16h49

Seminário da Undime reúne educadores em Chapecó

Evento voltado a Educação supera expectativa de público.

Com o tema “Educação Municipal com Qualidade para Todos”, o I Seminário de Educação da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime-SC), trouxe a Chapecó a proposta de reunir dirigentes municipais de educação, técnicos, professores e palestrantes conceituados, em busca de contribuições para mudar a realidade da educação pública municipal no Estado.

O público estimado era de 250 participantes, mas superou as expectativas com mais de 300 inscrições. Para a dirigente municipal de educação de Garopaba, Maria Nadir de Souza, esse número reforça o comprometimento dos municípios com a educação. “Pra nós é muito importante participar de eventos como este, onde nos permite adquirir novos conhecimentos, ter contato com experiências de outros municípios, pois precisamos estar sempre nos atualizando para desenvolver o melhor pela educação”.

Entre os temas discutidos estão os desafios na Educação Infantil; orçamento como estratégia da política pedagógica; Educação Especial na perspectiva inclusiva; além do atendimento institucional realizado pela equipe do FNDE e relatos de experiências de sucesso das redes municipais de educação de Chapecó, Blumenau e Pomerode.

Holiday & Business Hotel - O Holiday & Business Hotel acomodou muitos dos participantes do evento.
O Holiday & Business Hotel acomodou muitos dos participantes do evento.
Holiday & Business Hotel - Ao lado do Centro de Cultura e Eventos, o Hotel foi a opção perfeita para os educadores.
Ao lado do Centro de Cultura e Eventos, o Hotel foi a opção perfeita para os educadores.

Experiências em Chapecó

Uma das propostas apresentadas é pensando na educação em tempo integral, explorando, principalmente, duas competências: a criatividade e o pensamento crítico. “Nós estamos utilizando um instrumento de avaliação chamado rubrica, que vem trazer a questão da avaliação formativa, no qual o aluno participa de sua avaliação, se auto avalia, tem oportunidade de dialogar, de se perceber, e, também, do professor se colocar como mediador”, explica a diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Chapecó, Sueli Suttili.

Segundo ela, o projeto provoca a reflexão e permite se colocar no lugar do outro. A figura do professor como o profissional que, simplesmente, ensina e a do aluno que está ali para aprender o que é passado está entre as questões dialogadas, dando espaço e liberdade para se trabalhar em sala de aula.

Para o Presidente da Undime-SC, Roque Mattei, é muito importante que essa troca de experiências aconteça. “Acreditamos que o conhecimento de forma isolada não é suficiente para atendermos as necessidades do século XXI. Não se pode pensar em evolução só com teoria. A teoria é importante mas, nesse caso, apresentar a prática faz toda a diferença, pois visualizando resultados de alguns municípios eles passam a trabalhar com realidade. É uma maneira de estimulá-los”, afirma.

 

*Fonte: Undime

Veja também

Buffet de Sopas no Europe Café Restaurante14/06 O inverno está chegando e o Europe Café Restaurante já preparou algumas delícias para acompanhar a estação mais fria do ano. Todos os dias, a partir das 18h30, deguste um buffet de sopas e caldos, por R$ 34,90 por pessoa. São cinco opções de sabores, acompanhadas de pães e patês, para você desfrutar. Aproveite para escolher o......
Artistas reunidos em prol do esporte28/11/17Completando um ano da tragédia que assolou Chapecó, artistas se reúnem em torno da Arena Condá para eternizar uma homenagem ao time. No dia 29 de novembro de 2016, Chapecó amanheceu de luto. A aeronave que transportava a delegação da Associação Chapecoense de Futebol à Colômbia sofreu um acidente e, das 77 pessoas a bordo, apenas seis foram......
Mercoagro 2018 inicia na terça-feira (11) em Chapecó06/09Feira é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Chapecó e ocorrerá entre os dias 11 e 14 de setembro. Um dos maiores eventos da indústria mundial de carnes, a 12ª edição da Mercoagro (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne), inicia na próxima terça-feira (11) e......

Voltar para NOTÍCIAS (pt)