Postado em 12 de Fevereiro às 15h47

Lançado Lixo Zero Chapecó

Decreto estabelece que a Prefeitura de Chapecó e suas secretarias municipais se tornarão efetivamente Lixo Zero, até 2020.

A Prefeitura de Chapecó apresentou na manhã desta terça-feira (12) à todas as entidades empresariais, de classe, educacionais, sindicais, culturais ou que representam qualquer tipo de movimento econômico no município o lançamento do Movimento Lixo Zero, no Centro de Eventos Plinio Arlindo De Nes.

Durante o ato, o prefeito Luciano Buligon ressaltou que cada cidadão deve fazer a sua parte para trazer melhorias para Chapecó. “Nós produzimos, pelo menos, meio quilo de lixo por dia. Se todos nós entendermos que, além do orgânico, também produzimos resíduo reciclável e podemos dar uma destinação correta ao nosso lixo, nós teríamos uma economia, no final do ano, de R$ 5 milhões. Entretanto, o mais importante não é isso, mas sim que evitaríamos situações como alagamentos na cidade – causados por entupimentos de bocas de lobo por resíduos descartados incorretamente – e tantos outras situações que, infelizmente, são corriqueiras”, refletiu.

No decorrer da coletiva, o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, alertou para o impacto que o movimento pode ter no município. “É uma meta ética, econômica, eficiente e visionária, que envolve governo, indústria e consumidor. Chapecó já está no caminho certo, com 14 associações de catadores de materiais recicláveis e 179 pessoas envolvidas na coleta de resíduos sólidos urbanos. Cabe a cada um se perguntar sobre os resultados das suas ações sobre essa cadeia”, questiona.

Ao final do evento, Buligon assinou um Decreto, estabelecendo que, até 2020, a Prefeitura e suas secretarias municipais se tornarão efetivamente Lixo Zero e que, até 2030, a cidade de Chapecó como um todo, de forma geral e irrestrita, se tornará efetivamente uma cidade Lixo Zero.

Holiday & Business Hotel - Rodrigo Sabatini e o presidente da MSD Hotelaria, Doacyr Balbinot
Rodrigo Sabatini e o presidente da MSD Hotelaria, Doacyr Balbinot

Veja também

Réveillon Holiday12/12/18O Holiday & Business Hotel convida para o Réveillon Holiday! O Holiday & Business Hotel realiza um jantar especial para comemorar a chegada de 2019! No dia 31 de dezembro, o Europe Café Restaurante estará aberto com um menu especial. Confira: Cardápio: Arroz à grega Lentilha Penne 4 queijos Spaghetti com rúcula e tomate seco Farofa de bacon e ovos Risoto de frutos do mar Mignon ao Marchand Du Vin......
Artistas reunidos em prol do esporte28/11/17Completando um ano da tragédia que assolou Chapecó, artistas se reúnem em torno da Arena Condá para eternizar uma homenagem ao time. No dia 29 de novembro de 2016, Chapecó amanheceu de luto. A aeronave que transportava a delegação da Associação Chapecoense de Futebol à Colômbia sofreu um acidente e, das 77 pessoas a bordo, apenas seis foram......
Copa do Mundo no Europe Café Restaurante22/06/18 A equipe da Assist Card convidou colaboradores e parceiros para assistir ao jogo do Brasil x Costa Rica no Europe Café Restaurante. Após farto café da manhã, o pessoal ficou atento à partida, que testou nossos......

Voltar para NOTÍCIAS (pt)