Postado em 29 de Janeiro às 17h09

Diretoria do Sebrae visita Oeste e ouve demandas da região

Conhecer as necessidades da região e ouvir quais são as demandas para impulsionar o desenvolvimento são objetivos da nova diretoria do Conselho Deliberativo.

O diretor superintendente do Sebrae/SC Carlos Henrique Ramos da Fonseca, o diretor técnico Luciano Pinheiro e o diretor de administração e finanças Anacleto Angelo Ortigara participam de eventos e ações das coordenadorias regionais e, nesta terça-feira (29), conversaram com a imprensa de Chapecó, no Holiday & Business Hotel.

Fonseca destacou que a diretoria elencou quatro bandeiras para os quatro anos de gestão: empreendedorismo, qualificação, inovação e internacionalização. De acordo com ele, é necessário fomentar e fortalecer cada vez mais a cultura empreendedora, desde o ensino fundamental até o superior para preparar melhor os jovens para o mercado de trabalho. “Com os novos processos produtivos, o emprego tradicional reduzirá. O micro empreendedor individual será o caminho de acesso ao mercado de trabalho. Então temos cada vez mais que fortalecer esse empreendedor, qualificando e formando os jovens nas escolas”.

Quanto à qualificação, o superintendente enfatizou a necessidade de apoiar o pequeno negócio, levando ferramentas de gestão para melhorar a competitividade e reduzir as taxas de mortalidade das empresas. Fonseca frisou que SC é o ecossistema inovador que mais cresce em nível nacional. “Temos o desafio de levar essa inovação aos pequenos negócios. Hoje, quando se fala em inovação, pensa-se em inovação disruptiva, mas não é só isso. Inovar em melhoria de processos e produtos já faz um diferencial enorme na competitividade do pequeno negócio”.

Outra meta é a internalização com objetivo de potencializar as pequenas empresas, que participam com 2,4% da exportação de Santa Catarina. “A exportação é fundamental não só para ampliar mercado, mas para crescer em competitividade também no mercado interno”.

Anacleto Ortigara realçou que o Sebrae precisa estar alinhado e à frente das mudanças atuais. “O que vem pela frente é um momento de uma travessia, de ajustes na economia brasileira. Precisamos fazer nossa parte contribuindo para retomar a oxigenação econômica que o País precisa”, disse acrescentando que a programação em Palma Sola, com o lançamento do programa Cidade Empreendedora no município, é o simbolismo de que o Sebrae atua em grandes municípios do Estado, mas também em pequenos, tendo uma atuação efetiva na execução de ações voltadas ao desenvolvimento, com uma relação próxima com o poder público e criando alternativas para a economia local.

Pinheiro destacou o novo momento econômico e a necessidade das empresas se reinventarem. “Dentro da área técnica do Sebrae temos um grande desafio porque temos um novo cenário econômico. Estamos em um momento com os empresários confiantes que o País vai melhorar. Porém, sabemos que depois de uma crise tão longa quanto a que tivemos, o novo cenário econômico não é igual àquele antes da crise. Cabe aos empreendedores de micro e pequeno portes perceberem esse novo momento. Precisam investir em inovação e velocidade também é importante, porque os mais ágeis ocupam o mercado mais rápido. Para nós do Sebrae também é necessária reinvenção, pois precisamos de novas soluções, acompanhar a realidade das micro e pequenas empresas e estar do lado delas para saber quais as necessidades para entregar uma solução na velocidade que necessitam”, finalizou.

O coordenador regional oeste do SEBRAE/SC, Enio Albérto Parmeggiani, enfatizou que a visita da diretoria tem importância estratégica para as lideranças técnicas e de gestão do Sebrae/SC conhecerem o nível desempenho, o cenário regional e as demandas da comunidade.

Veja também

Presidentes da CNA e da FAESC estarão no H&B Hotel, nesta semana07/05/18 Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul criaram, em 2014, a Aliança Láctea Sul Brasileira (ALSB) para fortalecer e consolidar a cadeia produtiva do leite. Nesta terça-feira (8), o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) João Martins, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa......
Encontro Internacional de Corais inicia nesta sexta-feira26/10/17Evento promove o intercâmbio cultural por meio do canto. Realizado pela Associação Coral de Chapecó, com o apoio da Prefeitura de Chapecó por meio da Secretaria de Cultura, o 7º Encontro Internacional de Corais traz uma extensa programação dividida em três dias......
Mercoagro 2018 inicia na terça-feira (11) em Chapecó06/09/18Feira é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Chapecó e ocorrerá entre os dias 11 e 14 de setembro. Um dos maiores eventos da indústria mundial de carnes, a 12ª edição da Mercoagro (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne), inicia na próxima terça-feira (11) e......

Voltar para NOTÍCIAS (pt)