Postado em 16 de Outubro de 2018 às 14h18

Outubro Rosa

Unimed divulga programação para o mês do combate ao câncer de mama em Chapecó.

No início do mês, um café da manhã reuniu representantes de entidades, parceiros e imprensa, na Unimed Chapecó para divulgar a programação do Outubro Rosa 2018. Realizada pelo 11º ano consecutivo no município, a Campanha conta com várias ações ao longo do mês, visando orientar e esclarecer dúvidas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A diretora hospitalar da Unimed Chapecó, Dra. Carolina C. Ponzi, ressaltou a grandiosidade do evento, a importância do apoio institucional, da mídia e da comunidade para reforçar a conscientização, não somente no mês de outubro, mas todos os dias do ano. “Adotar medidas para prevenção e diagnóstico precoce são questões de hábitos que devem ser incentivados desde cedo nas meninas e mulheres, pois quanto mais se falar sobre a doença, conhecer o próprio corpo e manter a rotina de consulta ao médico e realização do autoexame das mamas, maiores serão as chances de cura quando há confirmação da doença”.

A médica oncologista, Dra. Marcia Kotz, complementou que um dos grandes aliados para o sucesso do tratamento é a detecção precoce. “E isso só vai acontecer se a mulher tiver consciência de que precisa fazer exames de forma rotineira anual a partir dos 40 anos ou antes disso, quando tiver histórico familiar. É fundamental também estar ciente dos fatores de risco para estes tumores e da importância das campanhas de prevenção. Precisamos fazer a nossa parte e seguir na luta para que a população em geral adote as medidas necessárias para prevenir ou diagnosticar o quanto antes”.

A médica mastologista e radiologista de mama, Dra. Estela Regina Eidt, reforçou destacando que é preciso buscar o rastreamento. “Essa medida, que é fundamental, deve começar aos 40 anos e conforme orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia precisa ser anual. Caso apareça alguma lesão esses 12 meses são essenciais para buscar soluções rápidas. Quanto menor o tumor, maiores as chances de sobrevida desse paciente. Mas também fazemos muitos diagnósticos de pacientes jovens e, portanto, reforçamos a importância de realizar o autoexame. A mulher precisa se conhecer e isso só é possível ao se autoexaminar mensalmente entre o 7º e o 10º dia após a menstruação. Isso vai fazer com que ela se conheça e, ao perceber algo diferente no seu corpo, a primeira atitude será procurar o médico”. 

Holiday & Business Hotel O evento contou com a participação da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Tania Legal, e do coordenador do Centro de Oncologia da Unimed Chapecó, enfermeiro José Renato...

O evento contou com a participação da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Tania Legal, e do coordenador do Centro de Oncologia da Unimed Chapecó, enfermeiro José Renato Weber. Ambos também reforçaram a relevância do Outubro Rosa para aumentar as chances de cura, que são de 99% quando a doença é descoberta em fase inicial.

Para finalizar, a coordenadora de Relacionamento e Marketing da Unimed Chapecó, Marlise Iloira Gürtler, apresentou a campanha publicitária da ação e a programação dos eventos de outubro. A próxima atividade será no dia 8, com decoração de balões rosa na cidade e, segue no dia 9, com a mesma iniciativa em Pinhalzinho. No dia 25 haverá Flash Mob no jogo da Associação Chapecoense de Futebol e entre os dias 26 e 28 ocorrerá a comercialização de flores no Shopping Pátio Chapecó. Por fim, acontecerá no dia 27 o jantar Verde e Rosa em parceria com a Associação Chapecoense de Futebol, no Clube Recreativo Chapecoense.

São parceiros da Unimed Chapecó neste ano a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Fundação Aury Luiz Bodanese, FlowerShop, Associação Chapecoense de Futebol, RIC TV Record e Shopping Pátio Chapecó.

Veja também

Ex-Integrantes do MasterChef Brasil participam de festival cervejeiro em Chapecó23/11/17Vitor Bourguignon e Ana Luíza Teixeira mostram um pouco dos seus dotes culinários durante o 3º Rango Beer. O empresário e músico Vitor Bourguignon já levava a culinária no sobrenome, muito antes de ser selecionado para a quarta temporada do reality gastronômico MasterChef Brasil, da Band TV. “O Bourguignon (famoso prato da culinária francesa) está no RG e no sangue também. Minha mãe tinha restaurante, então a cozinha era presente. Apesar da......
Holiday & Business Hotel recebe Desafio IFSC de Ideias Inovadoras01/08 Evento é uma oportunidade para estudantes apresentarem modelos de negócios O programa Desafio IFSC de Ideias Inovadoras é uma iniciativa de incentivo ao empreendedorismo e à inovação tecnológica,......
Dicas de como planejar uma viagem16/05 Durante o ano muitas pessoas planejam viagens, seja para ir para a praia, para aproveitar o melhor do inverno ou para conhecer novos lugares. Algumas podem ser realizadas a curto prazo, em feriados ou em dias de folga. Já outras demandam mais tempo de......

Voltar para BLOG (pt)