Postado em 12 de Fevereiro às 15h47

Lançado Lixo Zero Chapecó

Decreto estabelece que a Prefeitura de Chapecó e suas secretarias municipais se tornarão efetivamente Lixo Zero, até 2020.

A Prefeitura de Chapecó apresentou na manhã desta terça-feira (12) à todas as entidades empresariais, de classe, educacionais, sindicais, culturais ou que representam qualquer tipo de movimento econômico no município o lançamento do Movimento Lixo Zero, no Centro de Eventos Plinio Arlindo De Nes.

Durante o ato, o prefeito Luciano Buligon ressaltou que cada cidadão deve fazer a sua parte para trazer melhorias para Chapecó. “Nós produzimos, pelo menos, meio quilo de lixo por dia. Se todos nós entendermos que, além do orgânico, também produzimos resíduo reciclável e podemos dar uma destinação correta ao nosso lixo, nós teríamos uma economia, no final do ano, de R$ 5 milhões. Entretanto, o mais importante não é isso, mas sim que evitaríamos situações como alagamentos na cidade – causados por entupimentos de bocas de lobo por resíduos descartados incorretamente – e tantos outras situações que, infelizmente, são corriqueiras”, refletiu.

No decorrer da coletiva, o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, alertou para o impacto que o movimento pode ter no município. “É uma meta ética, econômica, eficiente e visionária, que envolve governo, indústria e consumidor. Chapecó já está no caminho certo, com 14 associações de catadores de materiais recicláveis e 179 pessoas envolvidas na coleta de resíduos sólidos urbanos. Cabe a cada um se perguntar sobre os resultados das suas ações sobre essa cadeia”, questiona.

Ao final do evento, Buligon assinou um Decreto, estabelecendo que, até 2020, a Prefeitura e suas secretarias municipais se tornarão efetivamente Lixo Zero e que, até 2030, a cidade de Chapecó como um todo, de forma geral e irrestrita, se tornará efetivamente uma cidade Lixo Zero.

Holiday & Business Hotel - Rodrigo Sabatini e o presidente da MSD Hotelaria, Doacyr Balbinot
Rodrigo Sabatini e o presidente da MSD Hotelaria, Doacyr Balbinot

Veja também

Chapecoense empata e é desclassificada da Copa Sul-Americana20/02 Foto: Ricardo Artifon/Estadão Conteúdo O Holiday & Business Hotel hospedou, nesta semana, os delegados da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Eles estiveram em Chapecó para apitar o jogo entre a Associação Chapecoense de Futebol e o Unión La Calera, do Chile, pela segunda partida da primeira fase da Copa Sul-Americana. O confronto, que......
O que levar na mala numa viagem de trabalho?26/06 As responsabilidades de quem viaja a trabalho são muitas, e além das preocupações corporativas uma dúvida comum é o que levar na mala. É importante considerar que as escolhas sejam por peças......

Voltar para BLOG (pt)