Postado em 29 de Janeiro de 2019 às 17h09

Diretoria do Sebrae visita Oeste e ouve demandas da região

Conhecer as necessidades da região e ouvir quais são as demandas para impulsionar o desenvolvimento são objetivos da nova diretoria do Conselho Deliberativo.

O diretor superintendente do Sebrae/SC Carlos Henrique Ramos da Fonseca, o diretor técnico Luciano Pinheiro e o diretor de administração e finanças Anacleto Angelo Ortigara participam de eventos e ações das coordenadorias regionais e, nesta terça-feira (29), conversaram com a imprensa de Chapecó, no Holiday & Business Hotel.

Fonseca destacou que a diretoria elencou quatro bandeiras para os quatro anos de gestão: empreendedorismo, qualificação, inovação e internacionalização. De acordo com ele, é necessário fomentar e fortalecer cada vez mais a cultura empreendedora, desde o ensino fundamental até o superior para preparar melhor os jovens para o mercado de trabalho. “Com os novos processos produtivos, o emprego tradicional reduzirá. O micro empreendedor individual será o caminho de acesso ao mercado de trabalho. Então temos cada vez mais que fortalecer esse empreendedor, qualificando e formando os jovens nas escolas”.

Quanto à qualificação, o superintendente enfatizou a necessidade de apoiar o pequeno negócio, levando ferramentas de gestão para melhorar a competitividade e reduzir as taxas de mortalidade das empresas. Fonseca frisou que SC é o ecossistema inovador que mais cresce em nível nacional. “Temos o desafio de levar essa inovação aos pequenos negócios. Hoje, quando se fala em inovação, pensa-se em inovação disruptiva, mas não é só isso. Inovar em melhoria de processos e produtos já faz um diferencial enorme na competitividade do pequeno negócio”.

Outra meta é a internalização com objetivo de potencializar as pequenas empresas, que participam com 2,4% da exportação de Santa Catarina. “A exportação é fundamental não só para ampliar mercado, mas para crescer em competitividade também no mercado interno”.

Anacleto Ortigara realçou que o Sebrae precisa estar alinhado e à frente das mudanças atuais. “O que vem pela frente é um momento de uma travessia, de ajustes na economia brasileira. Precisamos fazer nossa parte contribuindo para retomar a oxigenação econômica que o País precisa”, disse acrescentando que a programação em Palma Sola, com o lançamento do programa Cidade Empreendedora no município, é o simbolismo de que o Sebrae atua em grandes municípios do Estado, mas também em pequenos, tendo uma atuação efetiva na execução de ações voltadas ao desenvolvimento, com uma relação próxima com o poder público e criando alternativas para a economia local.

Pinheiro destacou o novo momento econômico e a necessidade das empresas se reinventarem. “Dentro da área técnica do Sebrae temos um grande desafio porque temos um novo cenário econômico. Estamos em um momento com os empresários confiantes que o País vai melhorar. Porém, sabemos que depois de uma crise tão longa quanto a que tivemos, o novo cenário econômico não é igual àquele antes da crise. Cabe aos empreendedores de micro e pequeno portes perceberem esse novo momento. Precisam investir em inovação e velocidade também é importante, porque os mais ágeis ocupam o mercado mais rápido. Para nós do Sebrae também é necessária reinvenção, pois precisamos de novas soluções, acompanhar a realidade das micro e pequenas empresas e estar do lado delas para saber quais as necessidades para entregar uma solução na velocidade que necessitam”, finalizou.

O coordenador regional oeste do SEBRAE/SC, Enio Albérto Parmeggiani, enfatizou que a visita da diretoria tem importância estratégica para as lideranças técnicas e de gestão do Sebrae/SC conhecerem o nível desempenho, o cenário regional e as demandas da comunidade.

Veja também

Holiday Business Hotel aposta na acessibilidade29/07/19 Estrutura oferece quartos exclusivos para portadores de necessidades especiais Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, o que corresponde a 45 milhões de pessoas. Espaços adaptados e adequados são fundamentais para atender as necessidades destas pessoas. O Holiday Business......
Réveillon Holiday12/12/18O Holiday & Business Hotel convida para o Réveillon Holiday! O Holiday & Business Hotel realiza um jantar especial para comemorar a chegada de 2019! No dia 31 de dezembro, o Europe Café Restaurante estará aberto com um menu especial. Confira: Cardápio: Arroz à grega Lentilha......
Artistas reunidos em prol do esporte28/11/17Completando um ano da tragédia que assolou Chapecó, artistas se reúnem em torno da Arena Condá para eternizar uma homenagem ao time. No dia 29 de novembro de 2016, Chapecó amanheceu de luto. A aeronave que transportava a delegação da Associação Chapecoense de Futebol à Colômbia sofreu um acidente e, das 77 pessoas a bordo, apenas seis foram......

Voltar para BLOG (pt)